quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mais velhos e sábios, os rapazes evoluem na indústria musical.

Pop não  é exatamente o estilo musical que priva pela longeividade, haja vista os diversos grupos que surgem e desaparecem década pós década. Entretanto, alguns grupos pop persistiram e ainda conseguem tem algum sucesso. É exatamente nesse ponto em que os Backstreet Boys encontram-se, já que o grupo continua a excursionar para promover seu mais novo álbum, "This is Us."

"Enquanto artistas, nós procuramos evoluir cada vez mais, e eu acho que o jeito mais certo de se fazer isso é deixar a música evoluir -- e, de fato, fazer uma boa música," disse Howie Dorough, cantor dos Backstreet Boys, durante sua parada em Detroit, no meio de Junho. "Isso é uma das coisas das quais nos orgulhamos -- todos os nossos álbuns são melhores do que os anteriores."

Dorough sabe que, hoje em dia, mesmo os campeões de venda não vendem tanto quanto o que sua banda, e algumas outras no mesmo estilo, venderam nos anos 90.

"Realmente nós não vendemos tanto quanto costumávamos, mas ainda estamos indo bem," disse Dorough. "Nós podemos sair e excursionar pelo mundo e ter um bom público. É apenas um novo capítulo das nossas vidas."

Os Backstreet Boys estão voltando a Reno, dessa vez para se apresentar no teatro do Grand Sierra Resort, dia 30 de junho. Dorough é acompanhado pelos seus colegas Nick Carter, Brian Littrell e AJ McLean.

"This is Us," que foi lançado em Outubro passado, marca uma mudança de carreira, indo numa direção mais dançante, similar aos grandes dias de sucesso na década de 90. Essa mudança inclui o uso de um pop mais moderno ou de produtores de hip-hop, assim como RedOne (que também produziu algumas músicas de Lady Gaga), o artista de techno-rap T-Pain e Ryan Tedder (conhecido por seu trabalho com a banda de pop-rock One Republic).

"Nós tivemos a idéia de voltarmos à origem: música pop de qualidade, sempre animadas, com um quê quase eletrônico," disse Dorough.

Ao mesmo tempo, existe uma influência R&B muito marcante no novo álbum, ambos num estilo mais moderno e voltando ao clássico estilo vocal dos anos 70/80. Dorough disse que isso também foi uma escolha, dessa vez.

"É nas músicas com uma batida mais pop/R&B que podemos trabalhar mais nossa harmonia vocal, e elas tem as melhores melodias," ele disse.

Antes de "This is Us", a banda lançou álbuns em 2005 ("Never Gone") e 2007 ("Unbreakable"), que se aproximaram de um estilo pop-rock contemporâneo.

"Na verdade, nós estavamos descobrindo aquele estilo naquela época," disse Dorough sobre os dois últimos álbuns. "Depois que demos um tempo, nós estavamos procurando por um estilo e tentando evoluir. Cold Player e John Mayer foram nossas maiores influências nessa época. Nós amamos a música deles. Mas o que aconteceu foi que, quando levamos aquelas músicas pros palcos, parecia que nós tinhamos perdido a batida, as boas músicas."

No início, era um mix de músicas dançantes e baladas que faziam parte do som dos rapazes, há 17 anos atrás. Assim como outros grupos pop da história, os quatro cantores -- junto com Kevin Richardson -- foram formados depois de inúmeras audições, na Florida. Eles começaram se apresentando, em 1993, e lançaram álbuns na Europa e na Ásia antes de aparecerem nos Estados Unidos -- considerados álbuns não lançados nos Estados Unidos -- em 1996, de acordo com a All Music Guide.

O álbum de estréia nos Estados Unidos, e que levava o nome da banda como título, vendeu 14 milhões de cópias. O segundo álbum americano do grupo, "Millennium", foi lançado em 1999, vendeu 12 milhões de cópias e assumiu o 1º lugar. Entre os grandes sucessos do grupo estão "I Want It That Way," "Everybody (Backstreet's Back)," "Larger Than Life" e "Shape of My Heart."

De acordo com a All Music Guide, problemas com seu agente e gravadora, levaram a banda a dar um tempo na carreira, em 2002, dois anos depois de venderem 8 milhões de cópias com "Black & Blue". Richardson saiu do grupo em 2006 para começar uma família, de acordo com a biografia da banda. Mas Dorough disse, na sua entrevista, que "uma das razões pelas quais Jevin quis sair e dar um tempo foi porque ele não estava conseguindo lidar com as mudanças que aconteceram na indústria. Ele não estava feliz com isso. Mas o resto de nós sentiu que isso era um grande desafio."

"Eu acho que todos somos muitos competitivos e sempre queremos vencer. Para nós, não nos importamos de trabalhar duro. Isso é quase como um desafio, nos forçando a melhorar sempre, como pessoas e profissionais."

Para essa turnê, a evolução inclui uma grande mudança de direção. No passado, os Backstreet Boys constumava ter uma banda. Dessa vez, o grupo irá se apresentar ao vivo e dançar (junto com quatro dançarinas) e irão estar acompanhados por um DJ e tecladista, que irão usar samples para fazer o fundo musical. Dorough disse que, agora, os rapazes estão focando em músicas mais dançantes, e isso os influenciou a pararem de ter uma banda.

"Esse novo álbum tem uma vibe mais Euro-dance, e nós sempre tivemos vontade de termos um DJ conosco," ele disse. "Na verdade, nós remixamos um pouco as músicas antigas, e fizemos um mix com algumas de nossas outras músicas ou outras músicas de outros artistas que admiramos. É muito legal esse tipo de coisa."

Backstreet Boys também tem outra coisa em vista: o próximo álbum a ser lançado nos Estado Unidos, marcado para começar a ser gravado no próximo outono, será o primeiro fora da gravadora Jive Records. Dorough disse que a Jive irá lançar esse álbum no Japão, mas a banda ainda não decidiu se irá para outra gravadora ou se fará um trabalho independente, assim como vários artistas tem feito.

"Será empolgante," disse Dorough. "A música que fazemos também é empolgante. Iremos manter segredo enquanto acharmos que devemos, mas eu acho que será realmente um grande choque."

Fonte: RGJ.com (by Mark Earnest)

Nenhum comentário: