sexta-feira, 13 de maio de 2011

[Pt & En] A melodia de um coração partido: Howie Dorough


Um cantor, compositor, ator e empreendedor de sucesso, membro de uma das maiores bandas internacionais da história da música, os Backstreet Boys, Howie Dorough diz que ele "está vivendo um sonho."

"Eu acordo todos os dias e não consigo acreditar em quanta sorte eu tenho," ele disse.

Mas em 1998, quando os Backstreet Boys estavam no auge e alcançavam o topo das paradas na Billboard e recebiam o seu primeiro MTV American Awards, o sonho de Howie se tornou um pesadelo. "Minha irmã Caroline estava no hospital e numa condição bem crítica, por causa do lupus," ele disse.

Quando ele recebeu a notícia de que o estado de Caroline estava cada vez pior e que ela lutava pela vida, Dorough viajou até a Carolina do Norte para ficar ao lado de sua irmã no seu leito de hospital. "Eu cheguei um pouco tarde demais. Ela faleceu depois de lutar com a doença por 13 anos, enquanto eu estava no caminho do aeroporto até o hospital."

Dorough, o mais novo de cinco irmãos, nasceu em Orlando, Florida; filho de Paula Flores e Hoke Dorough. Aos três anos sua paixão pelo entreterimento levou Dorough a pular na cama de seus avós cantando "Baby Face", enquanto dedilhava sua pequena guitarra. Durante o ensino fundamental, em meados da década de 80, ele participou de alguns musicais locais antes mesmo de enveredar, de vez, pelos caminhos da dança e atuação. "Foi mais ou menos na mesma época em que Caroline foi diagnosticada com lupus," ele disse.

Lupus é uma doença crônica e auto-imune que faz com que o sistema imunológio volte-se contra o próprio corpo, prejudicando e destruindo as celulas e tecidos, causando dores, erupções cutâneas e perda de cabelo.

"Ela tinha todos os síntomas característicos, quando foi diagnosticada," disse Dorough.

Algunas anos depois, o destino de Dorough foi selado e seu sonho se tornava realidade com o seu ingresso nos Backstreet Boys. O grupo alcançou, rapidamente, fama internacional e em 1996 estampavam as capas de revistas e CDs.

Enquanto sua vida profissional continuava numa ascenção meteórica, a vida pessoal de Dorough era sombria, em decorrencia da luta pela vida de sua irmã. "Seus médicos tentaram inúmeros medicamentos e tratamentos diferentes para manter o lupus sob controle," ele disse. "Ela viveu intensamente e nunca reclamou ou questionou o porque de estar tão doente."

"Eu não creio que ela tenha tomado seus medicamentos e seguido as ordens médicas tão a risca quanto deveria, o que provavelmente afetou sua qualidade e tempo de vida," Dorough disse.

Caroline tinha uma filha pequena quando foi diagnosticada e tomou precauções para não engravidar novamente. "Eles tinham medo de que seu organismo não suportassem o desgaste físico e que não fosse forte o suficiente para aguentar uma gravidez e parto," disse Dorough. Desesperada para ter um filho, Caroline não respeitou as ordens médicas e engravidou novamente, tendo um menino.

"Ela não conseguiu levar a gravidez até o fim e teve de dar à luz aos seis meses," disse Dorough. Seu filho desenvolveu paralísia cerebral e necessitava de muito tratamento e atenção. "Os medicamentos a incapacitavam um pouco e não permitiam que ela cuidasse do filho como deveria e queria. Então, para que ela pudesse cuidar dele e carregá-lo ela não tomava os medicamentos como os médicos prescreviam," disse Dorough.

Em setembro de 1998, os Backstreet Boys estavam no auge do sucesso, enquanto Caroline lutava pela vida. "Na noite em que recebemos nosso primeiro MTV American Award eu recebi uma ligação dizendo que ela havia piorado," disse Dorough. Mesmo estando no meio de uma turnê internacional, Dorough viajou até a Carolina do Norte para ver sua irmã. "Ela definhou e morreu aos 37 anos de idade, pouco antes de eu chegar lá."

Dorough teve pouco tempo para o luto. "Duas horas depois do funeral eu tive que pegar um avião para a América do Sul para encontrar os outros rapazes e terminar a turnê." Sua música, a banda e os fãs, Dorough diz, foram os pilares de sustentação que o mantiveram em pé durante os dias dificeis que seguiram à morte de Caroline. "Foi isso que realmente me ajudou a continuar e a encarar a morte dela como algo importante."

Desejando tornar uma experiência dolorosa em algo bom e produtivo para todos, e para honrar sua irmã, Dorough fundou a Dorough Lupus Foundation. "Eu queria arrecadar fundos para a causa do lupus e para auxiliar outras tantas famílias que vivem, diariamente, o mesmo que eu vivi." A fundação também dá ajuda financeira àqueles que não tem condições de arcar com o tratamento.

"Eu estou muito orgulhoso de dizer que nós já arrecadamos algo em torno de um milhão de dolares até hoje. Eu sei que minha irmã olha por mim e está orgulhosa do que eu estou fazendo," ele disse.

Credits to http://celebrityhealthminute.com via @misha_bsb


Subscribe to ..::We Love AJ McLean::.. by Email

Nenhum comentário: